quinta-feira, 28 de maio de 2009

UMA ENTREVISTA DE 2003 WEB JORNAL

BALAIO DE NOTÍCIAS
Webjornal – atualizado aos domingos
*Projeto Experimental*
Edição 13
Aracaju, 12 de Janeiro de 2003


Reportagem

Sergipe em Quadrinhos

Paulo Lima


História é uma dessas palavrinhas que costumam arrancar bocejo da maioria dos alunos nos bancos escolares. Acresça ao reduzido entusiasmo a falta de criatividade de nove dentre dez professores dessa disciplina, que insistem num insípido blábláblá repetitivo em sala de aula. Nessas condições, estudar História virou sinônimo de provação e mero exercício de decorar datas e acontecimentos.

Gladston Luiz Barroso, 32, sequer é professor de História, mas idealizou e escreveu uma História de Sergipe em quadrinhos.

“Porque uma história de Sergipe em quadrinhos?”

Gladston diz que sua proposta é de renovação dos livros didáticos. Pelo menos, em princípio, era essa a idéia. A outra vertente do seu trabalho era encartar a sua história em quadrinhos em jornais e revistas locais, para que pudesse ser lida também por turistas.

A ênfase, no entanto, foi em criar uma opção didática para esse vetusto assunto e fazer com que crianças de 7 a 12 anos possam ler um pouco mais. “A coisa seria voltada mais para a escola, para estimular os professores com peças teatrais, como material de apoio para servir de base para as aulas”, esclarece Gladston.

O próprio Gladston foi educado através dos quadrinhos. “Os quadrinhos me facilitaram a desenhar e a ler”, ele afirma. Com 6 anos de idade, Gladston já construía imagens em seqüência, já contava histórias.

Formado em Artes pela Universidade Federal de Sergipe, Gladston investiu na quadrinização da História de Sergipe como tema de monografia de conclusão de curso, mas tem projetos para transformar outros temas em quadrinhos.

Ele explica: “ Estou com um plano agora de quadrinizar contos populares. Até comprei um livro de Silvio Romero, ‘Contos Populares do Brasil’. A idéia seria transformar os contos em livros infantis, com imagens grandes. A preocupação também é didática, para estimular a aprender a ler. Pode até parecer vanguardista, mas a idéia é trabalhar a nossa cultura, o que é nosso”.

“Existem planos para publicar a História de Sergipe em quadrinhos?

Gladston afirma que não sabe ao certo, precisa refazer a idéia. “Fiz artesanalmente o trabalho, para a monografia. Preparei só três exemplares, em uma copiadora”.

digital 2021, DEISE BARROSO,